Acho muito estúpido quem diz que só existem alienados nos EUA. Dizer isso sim é uma alienação. As pessoas tendem a generalizar tudo e todos mas sempre existe uma exceção à regra. Tudo bem que a grande maioria dos americanos é extremamente patriota e cega pra muitas coisas que estão ao redor deles mas dizer que to-dos são imbecis já é exagero.
Em todos os países existem idiotas e com noção, inclusive no Brasil. Quantas vezes não nos irritamos com aquele mal-educado que escuta música alta dentro de um transporte público, incomodando a todos? Quantas vezes não temos vontade de xingar favelados que jogam lixo nas ruas, fazendo com que a cada chuva tenhamos uma enchente? Pois bem, pra mim, todas essas atitudes são características de quem é alienado!
Outro papinho que tem me irritado ultimamente é o fato de dizerem que os americanos não sabem a capital de um país ou de outro. Muita gente diz que eles só olham pro próprio umbigo, que só estudam as próprias história e geografia. Aí, fica a dúvida: aqui no Brasil, estudamos história e geografia, tanto a mundial quanto a local, e mesmo assim milhares de pessoas não sabem responder quais são ou não as capitais de vários países [se bobear inclusive a do nosso próprio país]. Na verdade, ter conhecimento sobre esses assuntos não faz de ninguém melhor ou pior. Não precisamos disso pra sobrevivermos. Podemos ter uma noção sim do que está acontecendo pelo mundo, de informações mais básicas mas, me desculpe, não faz a mínima falta na minha vida saber a capital ou a moeda da Turquia, por exemplo. Se um dia eu for até lá, pesquiso no Atlas ou no site oficial do país.
Enfim, o que quero dizer é que não adianta sabermos informações que podem, muitas vezes, nos ser inúteis se não conseguimos olhar para o lado e pensar que aquilo que estamos fazendo pode estar incomodando os outros a nossa volta. Que importa sabermos a capital do Paquistão se dentro do nosso próprio país existem pessoas que não respeitam e não querem respeitar os outros cidadãos que pagam impostos da mesma maneira que eles. Não tenho nada a favor nem contra os americanos mas acho que devemos olhar pro nosso país em primeiro lugar antes de jogar pedra nos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário