sábado, 28 de janeiro de 2012

Ode ao loser

Faz tempo que quero dedicar um dos meus textinhos singelos aos losers. Pois é, essas pessoínhas que andam por aí à solta merecem toda a nossa admiração. E eu não estou sendo irônica! Admiração porque sem elas, nós, seres saudáveis e com noção, não nos sentiríamos tão bem só pelo simples fato de não sermos iguais a eles!
Esses seres, geralmente pseudointelectuais, são uns zero à esquerda. Falam, falam, mas não dizem absolutamente nada. Se acham super cultos por provavelmente estarem engajados em política mas, no fundo, não se aprofundam em nenhum assunto e só passam a impressão de que estão por dentro de tudo. 
Aos mais desavisados e leigos, essas criaturas até enganam co seu ar de pompa e conhecimento. Mas basta os "apertarmos" um pouco mais que eles simplesmente saem de fininho e não aguentam levar uma discussão mais além. Por isso, são apenas fachadas  àqueles mais avoadinhos.
Na maioria dos casos, os losers nunca tiveram nada na vida, nada a se orgulhar. Vem de fracassos acadêmicos, desde a infância [muitos por motivos de distúrbios familiares] até sua graduação. Provavelmente estudaram em instituições acadêmicas que deixam muito a desejar e nunca conseguiram um emprego decente, ou sequer mais ou menos. Logo, se tem algum sucesso acadêmico ou profissional, por menor e menos duradouro que seja, eles fazer questão de espalhar a notícia aos quatro ventos e não param de falar sobre o assunto, cansando os ouvidos alheios que não tem muito interesse nisso, a não ser o próprio.
No entanto, não desistem e continuam desfilando com seu ar de sabe-tudo, se vestem como aristocratas quando, na verdade, fazem parte de algum partido político comunista. Aliás, outra típica característica da espécie é ser, ou dizer ser, comunista. Como se trazer  essa ideologia fosse ainda possível nos dias de hoje....Bem, mais isso já é tema pra outra postagem.
Outro traço marcante é a imagem poeta/cantor/escritor/músico/compositor/pintor/desenhista/produtor/roteirista. Pode ter certeza de que se você conhece um loser, ele afirma ser pelo menos um desses! Dependendo da função, ele pode se tornar ainda mais chato. Por exemplo, se afirma ser cantor, vai querer que você ouça seu cantarolar esganiçado várias vezes. Detalhe: normalmente são as mesmas músicas. Caso se autointitule compositor, você será praticamente obrigado a escutar suas composições, também sempre as mesmas. Em ambos os casos, você terá que ir, pelo menos uma vez, a seus showzinhos geralmente em pés-sujos e fará parte de uma seleta plateia de 12 pessoas, sendo que a família do infeliz é sempre incluída na contagem! Enfim, não importa qual função, ou funções, o loser diz exercer, ele sempre dará um jeito de te encher a paciência. E o mais interessante de tudo: ele nunca irá a lugar algum com sua "arte", mesmo após anos e anos de "tentativas" de se tornar um grande astro. Antes de mais nada, quero deixar bem claro que ter esses tipos de profissões não fazem de alguém um loser mas que todo loser, de uma maneira ou outra, acaba optando por seguir um deles. 
Enfim, os losers nos fazem bem por dois motivos. O primeiro se dá simplesmente pelo fato de ele não desistir, ou seja, nos dá esperança para tudo nesta vida! O segundo motivo é exatamente fazer com que nos sintamos melhores com nós mesmos já que ao olharmos pro lado e nos deparamos com tipinhos assim, nos sentimos de certa forma vencedores.

ps: Duas boas definições para loser: a primeira e a segunda. 

Nenhum comentário: