Eu já tava há muito tempo pra escrever sobre isso mas sempre que lembrava me dava uma certa angústia porque esse assunto me incomoda muito. Tenho formação católica [fui batizada e fiz primeira comunhão] mas não concordo com muita coisa dessa religião. Enfim, esse texto não se trata disso e sim da estranha ligação que tenho com o Judaísmo.
Desde muito nova, na época em que estudava sobre o período entre guerras, eu não me sentia nem um pouco confortável com o tema mas, ao mesmo tempo, aquilo exercia grande curiosidade em mim. Lembro que ficava vendo as fotos, assitia a alguns filmes sobre o assunto e me sentia muito mal, tanto é que só há pouco tempo tive coragem de ver "A lista de Schindler" até o final. Pra se ter uma ideia, esse filme é um dos mais tranquilos que trata do Holocausto e mesmo assim eu não aguentava ver.
Desde muito nova até hoje, eu pesquisava sobre o assunto mas há uns anos ainda não existia a poderosa Internet, então eu só tinha os livros e programas na TV que me trouxessem imagens e textos. Hoje, pesquiso sites riquíssimos em informações sobre o Holocausto e leio muita coisa. A própria Alemanha nunca esteve na minha rota de viagens mas há um tempo tenho pensado muito em ir até lá [até porque gostaria de ver também o que restou do Muro de Berlim]. Não sei qual será minha reação chegar lá mas provavelmente vou chorar porque já faço isso por muito menos.
Anos passaram e atualmente eu sinto algo muito forte em relação a essa parte tão infeliz da história. A maioria das pessoas também não gosta do assunto mas por questões óbvias já que ninguém gosta de ver tragédias sem piedade nenhuma [apesar de alguns ainda insistirem que aquilo tudo não aconteceu, mesmo com arquivos de imagens e vídeos pra comprovarem!]. Mas comigo é diferente. Além de não me sentir confortável, como a maioria, eu me sinto mal fisicamente. Começo a ficar inquieta, suo, minha respiração fica ofegante e me dá um mal-estar absurdo mesmo em filmes e documentários que não mostrem judeus nos campos de concentração.
Um amigo me disse que eu posso ter sido judia em outra vida mas aí isso me leva a outro assunto sobre o qual eu ainda não tenho opinião formada: a reencarnação. Se ela existe, acho muitíssimo provável que eu tenha sido judia e digo mais, que eu tenha passado por aquele horror. Ou então, ajudei judeus a escaparem da tragédia. Não sei, só sei que o que sinto é muito forte.
ps: Tenho medo do Hitler mesmo depois de morto.

Nenhum comentário:
Postar um comentário