Há pessoas que você considera, mas que te decepcionam. Tive uma decepção há algum tempo em relação a uma amiga/colega. Eu nunca soube exatamente como a rotular, se como amigo ou colega, mas ela me fez o favor de me ajudar, deixando claro que é apenas uma colega.
Eu sempre acreditei que amigos nos ajudam tanto nas horas boas quanto nas difíceis. Por isso, essa menina em questão não passa de uma colega agora. Eu sou uma pessoa feliz, graças a Deus, tenho saúde, uma família unida, tenho um emprego bom e um salário acima da média. Não tenho do que me queixar, mas também sou humana e tenho meus problemas. Na verdade, eu tinha, apenas dois. Apesar de eles já terem sido resolvidos, de vez em quando eu comentava sobre eles com meus amigos mais chegados, não com qualquer um. Ela, por também conhecer dois grandes amigos meus, acabava escutando as minhas histórias. Até então eu achava que ela fazia parte do ciclo de amizade com o qual se pode contar quando temos problemas. Mas não.
Certo dia, não sei se por estresse porque está passando por uma fase complicada, ela foi extremamente grosseira comigo, na frente de um amigo nosso. Não foram as coisas que ela me falou, mas sim a maneira. Ela parecia ter guardado tudo que a incomodava em relação a mim. Noventa por cento eram mal-entendidos e ou outros dez eram por conta das minhas queixas envolvendo os tais dois problemas que eu tinha. Depois de alguns dias da grosseria, ela me mandou por escrito um pedido de desculpas, pude responder esclarecendo o mal-entendido e a avisei que já tinha resolvido meus problemas.
Só sei que fiquei pensando sobre o assunto. O fato de ela não aceitar ouvir meus problemas não a faz apenas uma colega, ela chega a ser insensível porque colegas têm problemas, certo? Nós, humanos, são somos robôs programados para sermos felizes 100% do tempo. Mesmo sendo felizes grande parte da vida, também convivemos com questões que nos incomodam, pelo menos, em algum momento. Portanto, o fato de ela se incomodar com as coisas que eu comentava me faz ter uma ideia ruim do tipo de pessoa que ela é. logo ela, que também se lamentava dos problemas dela. Mas aí, não vale, né? A situação só incomoda quando ELA tem que ouvir a reclamação dos outros.
Por essas e outras que eu postei outro dia a seguinte frase: Amigo é amigo, Colega é colega. amigo é aquele com quem você pode contar, tanto nos bons quanto nos maus momentos. Inclusive, principalmente nos maus porque são poucas as pessoas que temos intimidade o suficiente e sabemos com que podemos contar de verdade. é uma relação de troca, de mão-dupla. Já com os colegas sabemos que podemos sair e tal, conversar sobre amenidades, nos divertir mais superficialmente. Apenas isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário