Outro dia, me perguntei se alguma vez eu já escrevi aqui sobre minhas principais qualidades e defeitos. Sei que não costumo falar muito do meu jeito de ser e das minhas preferências mas fiquei com vontade de postar sobre isso. Assim como qualquer pessoa, tenho qualidades e também defeitos. Afinal, ninguém é perfeito. Cliché mas verdade. Começarei então pelas principais qualidades.
Uma coisa da qual sempre tive orgulho é do meu pá no chão, pra qualquer situação. Desde muito jovem, nunca fui de me iludir com as coisas e pessoas, principalmente com possíveis namoradinhos, na época da adolescência. Minhas amigas sofriam horrores por se iludirem com os carinhas mas eu sempre fui bem realista e provavelmente por conta disso, nunca me ferrei. Mas essa minha característica não está apenas ligada a relacionamentos amorosos. Sinto de longe também quando alguém não presta. Sei lá, uns dizem que isso é ler pessoas mas prefiro acreditar que tenho um anjo da guarda potente. rs.
Outra qualidade que tenho é saber ouvir e dar conselhos às pessoas. Parece uma coisa comum mas não é. Muita gente tem dificuldade inclusive pra escutar quando o outro fala, realmente escutar. Imagina tentar aconselhar. Isso me leva a outra qualidade: a sinceridade. Não tô falando aqui daquela sinceridade básica, que todos devem ter. falo da sinceridade profunda, daquela que realmente chama a atenção pra o que está acontecendo. Eu sei que posso ser considerada dura demais, mas, muitas vezes, tenho que ser assim pra que a outra pessoa melhore ou tenha sua vida melhorada. Meus amigos mais próximos nunca reclamaram disso. Pelo contrário, sempre elogiaram e agradeceram por eu ser assim.
Outra característica que é positiva em mim é meu controle com o dinheiro. Jamais fiquei endividada, ao contrário de muitas pessoas, principalmente de mulheres que não controlam seus gastos por conta do consumismo desenfreado. Não vou dizer que de vez em quando não sucumbo às tentações das vitrines, mas não piro como muita gente. Na verdade, nem cartão de crédito tenho. Também não uso cheques. Tudo isso justamente pra evitar gastos compulsivos e sem controle algum.
Meus defeitos, assim como minhas qualidades, são bem intensos, mas tô procurando controlá-los com a idade. O primeiro que vem à minha mente é justamente a sinceridade aguda porque por mais que as pessoas digam que gostam dela, morrem de medo de escutar a verdade. Infelizmente, o mundo tá cheio de hipócritas. Mesmo assim, tenho me controlado pra melhorar isso e só usar com mais excesso com aqueles que são mai íntimos, que sabem que não faço pra agredir.
Um outro defeito meu é a teimosia. Mas o que posso fazer se normalmente tô certa? rs. Tenho o dom de prestar realmente atenção nos detalhes (tá aí uma qualidade....), então fico com eles na cabeça. Pois bem, como tô normalmente certa, acaba achando que tô sempre certa. Sei que ainda tenho que melhorar nesse sentido mas tô caminhando pra isso.
Por fim, meu outro defeito de destaque é a ansiedade. Às vezes, ela é tanta que não consigo me controlar e acaba antecipando detalhes que não precisava. Já perdi noites de sono e o tive problemas no estômago por causa disso. Sei que faz mal, porque não adianta nada ficar prevendo como as situações irão acontecer, mas ainda tenho que evoluir muito nessa questão. Esse talvez seja o defeito que eu mais tenha que tentar reverter ainda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário