quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Prédios desabam no centro do Rio

Quando a gente pensa que nada mais de ruim vai acontecer na cidade, vem uma surpresa. Tô desde ontem embasbacada com o fato de três [três!] prédios terem caído no centro do Rio, ou seja, no coração da cidade. A princípio, falava-se em vazamento de gás mas depois constataram que a causa seria a falta de manutenção do primeiro prédio que caiu e que derrubou os outro dois ao lado. Ao que tudo indica, duas obras estavam sendo feitas neste prédio que desabou e ambas não tinham autorização!
Logo que a TV mostrou as primeiras cenas, através do Plantão, cuja musiquinha já dá calafrios só de escutar, dava pra ter uma ideia do que tinha acontecido. Era visível também a proximidade com o Theatro Municipal, palco de inúmeros eventos importantes e uma das mais belas e antigas construções da cidade. Aliás, o Theatro sofreu reformas há pouco tempo e voltou a ser o que era. Também ali, na área da tragédia, ficam localizados a a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, a Câmara dos Deputados e vários prédios comerciais, onde funcionam empresas de todos os ramos. O desmoronamento dos prédios  fez com que a Defesa Civil e o Copro de bombeiros evacuassem a área. Assim, muitas empresas foram impedidas de abrir as portas hoje. 
Os relatos daqueles que estavam por ali na hora do acidente são emocionantes. Um homem se abrigou dentro do elevador do prédio, justamente onde não se deve ficar, e saiu ileso, sem nenhum arranhão sequer. Este homem realmente nasceu de novo. Um outro rapaz que estava no 8º andar, ao ver que o prédio estava desmoronando e percebendo que os andares de baixo já haviam sido soterrados, correu pro terraço e depois conseguiu ser resgatado. Imagino o desespero de uma pessoa nessa situação. Uma mulher falava com o marido através do msn quando, de repente, ele perdeu o contato com ela e logo depois soube do acidente. Tentou ligar pra ela e nada. Então foi até o local pra ter notícias da esposa. Até agora, nada. Um homem foi resgatado por um bombeiro que estava pisando nele! O homem embaixo dos escombros começou a chamar pelo bombeiro e conseguiu mexer na calça dele. O homem dizia:"Estou aqui, no sexto andar!" Então, o bombeiro respondeu:"Não, você está no térreo". Loucura.
O descaso da administração pública está cada vez mais deixando inocentes pagarem por ela. Mais uma vez, inúmeras pessoas morreram, ou ficaram seriamente feridas, por causa da falta de manutenção. Fico imaginando se o acidente tivesse acontecido durante o dia, quando todas as empresas estão funcionando com todos os seus funcionários lá dentro, várias pessoas estão passando pela calçada, lojas abertas ao redor...Isso sem contar com o fato de que os prédios simplesmente desmoronaram e não tombaram pro lado, o que acarretaria uma tragédia muito maior. Enfim, infelizmente, aqui no Brasil é assim: algo grave precisa acontecer pra que providências sejam tomadas.

Nenhum comentário: